Historiando as cartilhas - Curiosidade!



É interessante observar cartilhas antigas. O método, o enunciado, a avaliação.

Principalmente se aquela ou esta foi a cartilha pela qual você foi alfabetizado. Fica sempre um grande carinho, um amor e uma vontade de rever as personagens.
Vale a pena conferir!




sábado, 14 de março de 2015


Baralho Didático da Cartilha Caminho Suave! Sugestões para utilização do baralho didático: Distribuir as cartas pela turma. Cada aluno deve criar uma história utilizando muitas palavras com o fonema que recebeu, de modo que quando ele se levanta e começa a contar a história, os demais devem adivinhar qual a carta que está em suas mãos. O professor mostra uma das cartas. A turma está dividida em grupos. Cada grupo deve dizer uma palavra com o fonema mostrado pelo professor. Os grupos vão somando pontos, até que o grupo que não conseguir dizer nenhuma palavra não ganhará ponto. Vence o grupo que fizer mais pontos. Deixar as cartas a livre escolha dos alunos. Cada um deve criar um texto ou história e escrevê-lo, dentro do tema da sua carta. Cada aluno recebe, aleatoriamente, 3 cartas diferentes. Cada um deve criar uma frase contendo as três palavras que recebeu, como exemplo: blusa-clarinha-foguete (A blusa da Clarinha tem o desenho de um foguete). Quanto maior a quantidade de cartas entregues, maior a dificuldade dos alunos em criar as frases. Se você criar um outro modo de utilizar as cartas, escreva-nos e ajude a outros professores! Liza Se você deseja adquirir o baralhinho didático da cartilha caminho suave, clique aqui e procure pelo menor preço!

Baralho Didático da Cartilha Caminho Suave!

Sugestões para utilização do baralho didático:
  1. Distribuir as cartas pela turma. Cada aluno deve criar uma história utilizando muitas palavras com o fonema que recebeu, de modo que quando ele se levanta e começa a contar a história, os demais devem adivinhar qual a carta que está em suas mãos.
  2. O professor mostra uma das cartas. A turma está dividida em grupos. Cada grupo deve dizer uma palavra com o fonema mostrado pelo professor. Os grupos vão somando pontos, até que o grupo que não conseguir dizer nenhuma palavra não ganhará ponto. Vence o grupo que fizer mais pontos.
  3. Deixar as cartas a livre escolha dos alunos. Cada um deve criar um texto ou história e escrevê-lo, dentro do tema da sua carta.
  4. Cada aluno recebe, aleatoriamente, 3 cartas diferentes. Cada um deve criar uma frase contendo as três palavras que recebeu, como exemplo: blusa-clarinha-foguete (A blusa da Clarinha tem o desenho de um foguete). Quanto maior a quantidade de cartas entregues, maior a dificuldade dos alunos em criar as frases.
  5. Se você criar um outro modo de utilizar as cartas, escreva-nos e ajude a outros professores! Liza
  6. Se você deseja adquirir o baralhinho didático da cartilha caminho suave, clique aqui e procure pelo menor preço!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário