Matrizes dos Descritores de Língua Portuguesa
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/LÍNGUA PORTUGUESA – 1o ANO
|
|||||||
Descritores
|
|||||||
TÓPICO
A
AQUISIÇÃO
DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO
|
D02
|
Reconhecer as diferenças existentes entre os sinais gráficos do
sistema de escrita alfabético–ortográfico e os sinais gráficos pertencentes a
outras categorias ou sistema de representação.
|
|||||
D12
|
Reconhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras.
|
||||||
D07
|
Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).
|
||||||
D36
|
Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição
da palavra.
|
||||||
TÓPICO
1
PROCEDIMENTOS
DE
LEITURA
|
D14
|
Ler palavras.
|
|||||
D11
|
Ler frases.
|
||||||
D01
|
Localizar informações explícitas em um texto.
|
||||||
D04
|
Identificar o tema de um texto.
|
||||||
D15
|
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.
|
||||||
D03
|
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou
símbolo.
|
||||||
TÓPICO
2
INFLUÊNCIA
DO SUPORTE, DO GÊNEROE/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso
(propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa,
figura, etc.).
|
|||||
D06
|
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
|
||||||
D08
|
Identificar o gênero do texto a partir de seus elementos
constitutivos.
|
||||||
MATRIZ
DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 2o ANO
|
|||||||
Descritores
|
|||||||
TÓPICO
A
AQUISIÇÃO
DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO
|
D12
|
Reconhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras.
|
|||||
D07
|
Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).
|
||||||
D36
|
Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição
da palavra.
|
||||||
TÓPICO
1
PROCEDIMENTOS
DE
LEITURA
|
D14
|
Ler palavras.
|
|||||
D11
|
Ler frases.
|
||||||
D01
|
Localizar informações explícitas em um texto.
|
||||||
D04
|
Identificar o tema de um texto.
|
||||||
D15
|
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.
|
||||||
D03
|
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou
símbolo.
|
||||||
TÓPICO
2
INFLUÊNCIA
DO SUPORTE, DO GÊNEROE/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
|
D05
|
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso
(propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa,
figura, etc.).
|
|||||
D06
|
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
|
||||||
D08
|
Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos
constitutivos.
|
||||||
TÓPICO
3
COERÊNCIA
E
COESÃO
NO PROCESSAMENTO
DO
TEXTO
|
D10
|
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem
a narrativa.
|
|||||
TÓPICO
4
RELAÇÕES
ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
|
D16
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma
determinada palavra ou expressão.
|
|||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário