domingo, 26 de fevereiro de 2017

DESCRITORES LINGUAGEM 1º A 5º ANO

Matrizes dos Descritores de Língua Portuguesa


MATRIZ DE REFERÊNCIA/LÍNGUA PORTUGUESA – 1o ANO

Descritores

TÓPICO A
AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO
D02
Reconhecer as diferenças existentes entre os sinais gráficos do sistema de escrita alfabético–ortográfico e os sinais gráficos pertencentes a outras categorias ou sistema de representação.

D12
Reconhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras.

D07
Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).

D36
Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição da palavra.

TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
 DE LEITURA
D14
Ler palavras.

D11
Ler frases.

D01
Localizar informações explícitas em um texto.

D04
Identificar o tema de um texto.

D15
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D03
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.

TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNEROE/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D05
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).

D06
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D08
Identificar o gênero do texto a partir de seus elementos constitutivos.

MATRIZ DE REFERÊNCIA/ LÍNGUA PORTUGUESA – 2o ANO

Descritores

TÓPICO A
AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO – ORTOGRÁFICO
D12
Reconhecer o alfabeto e os diferentes tipos de letras.

D07
Identificar a relação existente entre letra e som (grafema e fonema).

D36
Reconhecer unidades fonológicas e/ou segmentos sonoros na constituição da palavra.

TÓPICO 1
PROCEDIMENTOS
DE LEITURA
D14
Ler palavras.

D11
Ler frases.

D01
Localizar informações explícitas em um texto.

D04
Identificar o tema de um texto.

D15
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.

D03
Reconhecer a adequação de uma legenda atribuída a uma imagem ou símbolo.

TÓPICO 2
INFLUÊNCIA DO SUPORTE, DO GÊNEROE/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D05
Ler e interpretar o texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto, tirinha, charge, tabela, gráfico, mapa, figura, etc.).

D06
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D08
Identificar o gênero de um texto a partir de seus elementos constitutivos.

TÓPICO 3
 COERÊNCIA E
COESÃO NO PROCESSAMENTO
 DO TEXTO
D10
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

TÓPICO 4
 RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D16
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário